Os números do pedágio ambiental de Bombinhas são um termômetro para o Estado quando o assunto é turismo. Uma das cidades mais visitadas do Litoral, especialmente por argentinos, Bombinhas teve uma redução de 30% no número de veículos estrangeiros registrados pelos radares da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) este mês. Foram 21 mil entre 1º e 27 de janeiro, contra 30 mil no mesmo período, no ano passado.
Continua depois da publicidade
Houve ainda uma leve redução no número de veículos nacionais que passaram pela cobraça do pedágio. De 229 mil para 214 mil – uma redução de 6%.
A retração no turismo argentino em SC, e o Carnaval tardio, que acelerou a volta às aulas e reduziu o período de temporada dos brasileiros, ajudam a explicação a diferença.
Arrecadação
Curiosamente, a arrecadação da TPA de Bombinhas, que em janeiro do ano passado foi de R$ 2 milhões, este ano aumentou para R$ 2,8 milhões. Na avaliação da prefeitura, a disponibilidade do “sem parar” na entrada da cidade, com débito automático, facilitou o pagamento.
Continua depois da publicidade
Mas a decisão do Tribunal de Justiça de SC, que manteve a cobrança do pedágio em fevereiro do ano passado por 13 votos a 10, também pode ter ajudado a reduzir a inadimplência.