O ex-deputado federal Paulinho Bornhausen comunicou nesta segunda-feira (7) que está de saída do Podemos. A decisão foi tomada após a executiva nacional ter optado por estar com o governador Carlos Moisés nas próximas eleições. Presidente de honra e líder político do partido, Bornhausen sempre recusou aproximação com o governo.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

À coluna, Bornhausen confirmou estar “a caminho de deixar” o partido. 

– Cansei. O nacional fez a opção pelo Moisés. Não estarei nesse arranjo.

As relações vinham estremecidas desde que a executiva nacional decidiu abrir espaço para diálogo com o governador Carlos Moisés, de olho na formação das candidaturas proporcionais e na possibilidade de emplacar o primeiro governo estadual para o partido. Bornhausen foi contrário a essa articulação desde o início, e vinha sentando com União Brasil, PSD, PP e PSDB. 

Continua depois da publicidade

Lula vai acompanhar formação da chapa de centro-esquerda em SC

Em meio ao racha interno, Bornhausen, que havia sido anunciado como pré-candidato ao Senado pelo Podemos, chegou a anunciar que desistiria da majoritária para concorrer a deputado federal – o que provocou outro tumulto entre pré-candidatos proporcionais do partido, como o deputado Rodrigo Coelho, o ex-vereador Pedrão e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, Marcelo Fett. O movimento seria um sinal à executiva nacional, mas não teve resultado.

Ainda não está definido quem deve seguir o ex-deputado em seu novo caminho. Bornhausen anunciará nas próximas semanas filiação a outro partido, e deve concorrer a deputado federal. Como adiantei na coluna, um dos partidos que estava de olho nos dissidentes do Podemos era o União Brasil de Gean Loureiro. Mas também há outras possibilidades, como o PSD.

Por enquanto, não está claro como fica o projeto do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, que foi anunciado como pré-candidato do partido o Governo do Estado ainda no ano passado. 

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais​

A reunião secreta de Gean Loureiro com PSD, Podemos PSDB e PP

Dario Berger cancela inscrição nas prévias do MDB

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões