A Vovó Dilecta, uma das mais tradicionais casas de massas de Balneário Camboriú, reabriu neste sábado após ter sido atingida, no início da manhã de sexta-feira (20), por um carro desgovernado, que destruiu a fachada e causou graves prejuízos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A situação da loja mobilizou uma onda de solidariedade entre vizinhos, amigos e conhecidos.
– Até um morador de rua veio ajudar a limpar. Foi emocionante – disse à coluna Fernanda Besen Vicenzi, proprietária da casa de massas.
VÍDEO: Carro que destruiu loja em Balneário Camboriú fugiu segundos após acidente
Continua depois da publicidade
O pastifício é um patrimônio de Balneário Camboriú – um comércio que existe há mais de 40 anos, fundado por uma família de Lages, na Serra Catarinense. Desde 2007, está sob comando da nova geração, o casal Fernanda e Leandro Vicenzi. A longevidade é rara em Balneário, onde muitos comércios enfrentam o desafio da sazonalidade.
Veja o momento em que o carro invade a loja:
As décadas de funcionamento criaram uma relação afetiva da Vovó Dilecta com muitos moradores e turistas em Balneário Camboriú. Para além do nome, no lado de dentro a decoração remonta às casas de avós, com peças antigas – e os donos conhecem a maioria dos clientes pelo nome.
Foram essas características que mobilizaram muita gente para ajudar a reerguer a loja em poucas horas após o acidente. A preocupação era grande, porque este é um período do ano muito importante economicamente para esse tipo de comércio. Além das vendas aumentarem na temporada de verão, há encomendas de ceias de Natal.
Em pouco tempo, dezenas de orçamentos para conserto estavam nas mãos dos proprietários.
– Eu cheguei a pensar, como vou achar alguém para arrumar uma porta de vidro no dia 20 de dezembro? Mas muita gente ajudou. Não tivemos tempo de ficarmos tristes – disse Fernanda.
Continua depois da publicidade
O motorista responsável pelo estrago já foi identificado. Ele teria dormido ao volante.