O número de catarinenses que não buscou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 – mais de 341 mil – mostra a falta que faz ao Estado um “passaporte da vacinação”. A iniciativa já deu certo em diversos países no mundo como incentivo à imunização completa, e tem funcionado também aqui no Brasil. É o caso do Rio de Janeiro, onde os “fujões” correram para a repescagem assim que a prefeitura anunciou a medida, no início do mês.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Há alguns dias, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disse que o passaporte da vacina não está em análise no momento. Nos bastidores, a informação é que o Governo do Estado sentiu o alvoroço causado pelo anúncio da prefeitura de Florianópolis, sobre a intenção de implantar o passaporte, e desistiu de qualquer discussão nesse sentido. Diversas entidades levantaram a mão para barrar a ideia, supondo que arcariam com prejuízos.
TCE manda suspender contrato e recolher máscaras entregues às escolas em SC
O passaporte da vacina, além de incentivar os fujões, tem respaldo legal, já que a vacinação obrigatória é lei no Brasil há muito tempo. É preciso apresentar a carteirinha para matricular os filhos na escola, para estudar na universidade e para pleitear benefícios sociais como o Bolsa Família. Sempre foi assim. No caso mais específico da Covid-19, o STF inclusive já deu aval para os passaportes – é só implantar.
Continua depois da publicidade
Suplente de deputado toma posse fardado na Alesc
Diante da necessidade de criar uma barreira vacinal sólida que restrinja a circulação do vírus de forma consistente e evite novas mutações, e da recusa de algumas pessoas em se imunizarem apesar de toda a dor e sofrimento que enfrentamos ao longo de quase dois anos de pandemia, faz sentido que os governos apelem para restrições que estimulem a vacinação em nome do bem comum. Já ficou muito claro que, em uma pandemia, “nós” vem antes do “eu”. É uma pena, e não deixa de ser surpreendente, que uma medida como essa provoque tanta rejeição entre os catarinenses.
PEC que suspende gasto mínimo com educação fará país andar para trás
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac