A invasão do Capitólio em Washington, na quarta-feira (6), por manifestantes a favor do presidente norte-americano Donald Trump, acendeu o alerta para o risco de ruptura democrática em uma das maiores potências econômicas e bélicas do planeta. A situação repercutiu no Brasil, e parlamentares catarinenses no Congresso Nacional usaram as redes sociais para comentar o episódio.
Continua depois da publicidade
De repúdio pela ameaça à democracia, à defesa dos protestos, as opiniões dos parlamentares divergiram. A coluna reuniu as publicações dos integrantes do fórum parlamentar, que inclui 16 deputados e três senadores. Veja como se manifestaram os catarinenses.
“Fraude”
A deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC), ex vice-líder do governo Bolsonaro, disse que manifestações “pacíficas” descambaram em violência. Contrariando as conclusões dos colégios eleitorais e dos tribunais, a deputada publicou que há “fortes evidências” de que as eleições norte-americanas foram “fraudadas”. O processo eleitoral dos EUA terminou sem que nenhuma denúncia de fraude com interferência no resultado tenha sido confirmada. Mais de 40 ações judiciais foram derrubadas por falta de provas.

“Golpe”
Já o deputado federal Rodrigo Coelho (PSB-SC) apontou para a erosão da democracia. O parlamentar retuitou a publicação do político mineiro Gabriel Azevedo (Patriota), que chamou atenção para o fato de os norte-americanos não terem uma palavra para designar o que se viu no parlamento e usarem “coup”, que é golpe em francês.

“Redes sociais”
O deputado Daniel Freitas (PSL-SC) concentrou-se na punição das redes sociais ao presidente norte-americano. O parlamentar catarinense questionou e criticou em suas postagens a suspensão dos perfis de Donald Trump no Twitter, Facebook e Instagram. A medida foi tomada pelas empresas, alegando o desrespeito às regras de uso. Publicações do presidente foram excluídas porque, no entendimento dos moderadores, incitam a manifestações violentas.
Continua depois da publicidade

“Obama”
Entre os senadores, o único que se manifestou foi Espiridião Amin (PP-SC). Ele comparou a invasão do Capitólio ao filme de ficção Independence Day, e citou discurso do ex-presidente Barack Obama em defesa da democracia.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz