A prefeitura de Itajaí firmou uma parceria com a Univali para reativar a central de doação de sangue que funcionava dentro da universidade. O espaço deve atender doadores de toda a região.

Continua depois da publicidade

A novidade foi anunciada pelo prefeito Volnei Morastoni esta semana, em reunião com a coordenação do Movimento Popular Pró-Hemosc. O prefeito já havia se comprometido em buscar um local para o centro em Itajaí.

– Demos o pontapé inicial para implantação de um centro de coleta, distribuição e armazenamento de sangue em Itajaí, que irá facilitar o acesso para doadores de toda região. Agora daremos continuidade às tratativas junto aos municípios da Amfri para custeio desse serviço – disse o prefeito.

A ideia é que o Governo do Estado entre com os equipamentos, por meio do Hemosc. Funcionários e o transporte das bolsas de sangue serão custeados em um consórcio entre as cidades da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri).

Continua depois da publicidade

Há pressão local pela instalação de uma unidade do Hemosc. O hemocentro, no entanto, alega já não haver necessidade de uma central fixa de coleta de doações em Itajaí.

A expectativa da prefeitura é que o centro avançado comece a funcionar no primeiro trimestre do ano que vem.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​