A pandemia levou ao cancelamento da audiência que ocorreria no fórum de Navegantes, entre o ex-presidente Lula e o empresário Luciano Hang. O encontro discutiria a possibilidade de conciliação no processo de danos morais movido por Lula, devido às faixas patrocinadas por Hang que sobrevoaram o Litoral de SC no último verão. A juíza Anuska Felski, da 2ª Vara Cível de Navegantes, despachou um questionamento aos dois para que informem se têm interesse em tocar as audiências do processo de forma virtual.

Continua depois da publicidade

Relembre o caso

Na ação, Lula pede que Hang seja condenado a pagar R$ 100 mil em danos morais. Durante toda a temporada, as aeronaves sobrevoaram algumas das praias mais movimentadas do Estado com mensagens que atacavam o ex-presidente.

O processo foi movido em Navegantes porque os voos foram autorizados a partir da cidade, onde é feito o controle do espaço aéreo na região.

Faixas faziam ataques ao ex-presidente
Faixas faziam ataques ao ex-presidente (Foto: Reprodução)

Os advogados de Lula fizeram um pedido de liminar para que Hang fosse impedido de patrocinar os sobrevoos, alegando que o empresário ultrapassou os limites da liberdade de expressão e feriu a honra do ex-presidente. As faixas pagas por Hang levavam frases como “Lula cachaceiro devolve meu dinheiro” e “Lula ladrão seu lugar é na prisão”.

Continua depois da publicidade

O pedido de liminar foi negado em primeira instância, durante o recesso de fim de ano. Lula recorreu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que manteve a decisão. O argumento foi que se tratava de “censura prévia”, porque o ex-presidente é uma figura pública e “sujeita a críticas”.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​