Uma diferença de 3 mil votos separou a reeleição de Volnei Morastoni (MDB) do segundo colocado, Robison Coelho (PSDB), em Itajaí – e sepultou o grande acordo de oposição que tentava derrubar o emedebista do governo. Uma reunião de forças inédita na história recente de Itajaí, que reuniu em torno do antagonista o grupo do ex-prefeito Jandir Bellini (PP), rival histórico do atual prefeito.
Continua depois da publicidade
> Volnei Morastoni (MDB) é reeleito prefeito de Itajaí
Volnei derrotou Robison em uma eleição mais apertada do que o previsto pelas primeiras projeções, no início da campanha. Bem avaliado antes do início da pandemia, nem a exposição nacional pela distribuição de homeopatia e vermífugo como ‘prevenção’ contra o coronavírus – contrariando as evidências científicas – seguidas do anúncio dos testes com ozônio, abalaram a popularidade do prefeito. Pelo contrário.
> Upiara: MDB, PP, PSD e PSDB elegem 75% dos prefeitos de SC em eleição que freia a onda de 2018
Enquanto Itajaí virou piada internacional, Volnei parece ter lucrado politicamente com a distribuição dos remédios e o anúncio de terapias alternativas. Se não serviu para prevenir a pandemia, como garante a ciência, teve efeito colateral nas urnas.
Continua depois da publicidade
O prefeito ‘nadava de braçada’ nas previsões quando outro episódio ameaçou tirar dele a reeleição. Um problema na barragem de cunha salina, que evita que a água do mar se misture à captação, deixou a água salgada nas torneiras de Itajaí e Navegantes por mais de 20 dias.
Foram três semanas de chuveiros queimados, choques elétricos, e água que não podia ser bebida nas torneiras – o que mexeu com o humor do eleitorado.
Internamente, as curvas começaram a inverter. Robison teve uma rápida subida nas intenções de voto na reta final da campanha, enquanto Volnei desceu. Às vésperas da votação o cenário era incerto, e isso se confirmou com a margem pequena de diferença.
A reeleição é histórica para Morastoni. Em seu primeiro mandato como prefeito de Itajaí pelo PT, em 2008, com a máquina na mão, ele foi derrotado nas urnas por Jandir Bellini. Ao se reeleger neste domingo, Volnei Morastoni derruba um tabu.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz