A Secretaria de Estado da Agricultura liberou a retirada, comercialização e consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões nas praias de Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas – inclusive nos costões. Os moluscos estavam interditados desde o dia 2 de agosto, quando análises de laboratório feitas pelo Estado apontaram índices inseguros de uma toxina que torna o consumo arriscado. A liberação ocorre depois de duas análises consecutivas apontarem que o problema foi solucionado.

Continua depois da publicidade

Em Porto Belo, que também sofreu intrerdição, foi liberado o consumo de ostras – mas mexilhões, vieiras e berbigões continuam proibidos. É necessário que um novo teste mostre que os moluscos estão livres da toxina, para que haja liberação.

Já em Balneário Camboriú a interdição permanece, tanto para ostras quanto para mexilhões. A Secretaria de Estado da Agricultura informa que, quando consumida, a toxina diarreica, presente nos moluscos, pode causar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

O programa de monitoramento da qualidade dos moluscos feito em Santa Catarina é único no país. O Estado é o maior produtor do Brasil.

Continua depois da publicidade