Os anúncios do Governo de Santa Catarina sobre a pandemia do novo coronavírus têm se dividido em dois momentos: o que trata sobre o número de casos e o que fala sobre as medidas de isolamento. Os primeiros são cada vez mais extensos. Os segundos, cada vez mais frouxos.

Continua depois da publicidade

O governador Carlos Moisés (PSL) divulgou nesta segunda-feira a liberação de shoppings, academias de ginástica e igrejas. O Estado garante estar embasado em projeções científicas, embora o governo também afirme que a pior fase da curva de contaminação ainda está por vir.

São discursos que não convergem, e que colocam em uma saia-justa órgãos como o Ministério Público, que até está tarde recorreu das medidas de afrouxamento tomadas pelos municípios à Justiça.

O que, aliás, chama atenção para outro ponto: o MPSC participa dos fóruns de discussão sobre a quarentena. E, se seguiu insistindo na manutenção das medidas restritivas para as cidades, talvez a intenção do Estado de flexibilizar ainda mais os cuidados não estivesse assim tão clara.

Leia mais: Governo de SC anuncia abertura de igrejas, shoppings e academias; Estado tem 1.063 pacientes com coronavírus

Continua depois da publicidade

O fato é que a pressão do setor econômico e religioso parece ter ficado pesada para o governo. Ao liberar as atividades, Moisés diz que os prefeitos podem ser mais restritivos, se acharem prudente. Guardadas ressalvas, o movimento se assemelha à postura do presidente Jair Bolsonaro, justamente de quem o governador tem procurado se afastar em meio à crise da pandemia.

Bolsonaro culpa os governadores pela crise econômica. Moisés, fiel ao seu estilo moderado, não aponta culpa para ninguém. Mas, assim como o presidente, tira de seus ombros a responsabilidade por medidas impopulares a partir de agora.

No fim das contas, o recado à população é que a situação é grave e a pandemia preocupa, mas há muita pressão de todos os lados e ninguém quer ser taxado de intransigente.

Números tão desconexos das medidas adotadas mostram que o coronavírus é coisa séria, sim. Mas ninguém quer queimar cartucho com setores importantes para um futuro apoio eleitoral. Então você, cidadão, que se cuide.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​