Um dado em especial da pesquisa Quaest sobre a disputa à prefeitura de Florianópolis, encomendada pela NSC TV e divulgada neste sábado (5),  consolida uma possível vitória do prefeito Topázio Neto (PSD) no primeiro turno: a semelhança entre os números da pesquisa espontânea, em que o eleitor diz em quem vai votar sem ver quem estará na urna, e a estimulada, em que é confrontado com os nomes dos candidatos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na véspera do primeiro turno, Topázio tem 41% de menções na espontânea (podendo variar entre 38% e 44%), e outros 43% na estimulada, com possível variação de 44% a 50%. A diferença é de apenas dois pontos percentuais.

Marquito (PSOL), que aparece em segundo lugar, tem 14% na espontânea e 17% na estimulada, uma diferena de três ponts. Dário Berger (PSDB) tem 7% na espontânea, e 11% na estimulada, com quatro pontos de diferença.

Pesquisa Quaest: Topázio lidera cenários de 2º turno com Marquito e Dário em Florianópolis

Continua depois da publicidade

A semelhança entre os dois dados consolida a intenção de voto no atual prefeito, de acordo com a pesquisa. Significa que, mesmo sem ver a lista de candidatos, o eleitor de Topázio tem a escolha calcificada, o que tende a favorecê-lo.

Essa análise também reflete em outro índice da pesquisa, o de eleitores que consideram o voto definitivo. Topázio é o candidato com maior percentual de eleitores que não cogitam mudar de ideia: 84%. Marquito vem logo atrás, com 80%. Dário Berger tem 66%.

Pesquisa Quaest mostra possível vitória de Topázio no primeiro turno na disputa em Florianópolis

A Quaest, contratada pela NSC TV, realizou 1.000 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 03 e 04 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SC-04255/2024.