A construtora FG entrega neste sábado (17) em Balneário Camboriú o edifício One Tower – um gigante de 290 metros de altura e 84 pavimentos, que alcançou duas marcas: é o edifício mais alto do Brasil, entre todas as categorias, e o maior residencial da América Latina. A inauguração marca a entrega oficial dos apartamentos aos moradores.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Durante a inauguração, o presidente do Council on Tall Buindings and Urban Habitats (CTBUH), Antony Wood, entregará o certificado que atesta o primeiro lugar no ranking ao presidente da construtora, Jean Graciola. Mas não é apenas a altura – que desbancou outros concorrentes em Balneário Camboriú – o único número “de peso” na megaconstrução. O edifício tem uma coletânea de dados impressionantes, a começar pelo valor dos apartamentos, que chega a R$ 14 milhões nos “apartamentos tipo”. Todas as unidades estão vendidas.

Maior prédio do mundo será em Balneário Camboriú e já tem licença ambiental

Para a construção, foram utilizadas mais de 9 mil toneladas de aço, 5 mil toneladas de contrapiso e reboco, e quase 25 mil metros cúbicos de concreto. São mais de 52,7 mil metros quadrados de área construída, que demandaram mais de 2 mil trabalhadores ao longo da obra, direta e indiretamente.

Continua depois da publicidade

Dos 84 pavimentos do One Tower, 70 são habitáveis, com dois apartamentos por andar. Quatro andares foram reservados para área de lazer – são 20 ambientes, dois deles nos andares 56 e 57, o que faz deles as áreas de lazer mais alta das Américas.

O que SC tem a ver com o luxo milionário de Neymar, Thiago Silva e CR7

Para dar conta dos 290 metros do edifício, foram instalados elevadores de última geração com velocidade “a jato”, de cinco metros por segundo. Eles são capazes de chegar ao topo do prédio em menos de um minuto e têm um sistema de corrediças que reduz as oscilações, igual ao que foi instalado no One World Trade Center, em Nova York.

Os elevadores também possuem acompanhamento de velocidade do vento – um quadro de comando inteligente desenvolvido para prédios muito altos, que faz com que o sistema reduza a velocidade ou até desligue o elevador em condições severas de ventania. Será o elevador em operação mais rápido do país em um prédio residencial.

Porto de Itajaí perde navios e cargas e entrará 2023 com cenário de terra arrasada

Corrida pelas alturas

Em março deste ano, a corrida dos arranha-céus de Balneário Camboriú ganhou um fato novo com a troca de posições entre o One Tower e as torres do Yachthouse by Pininfarina, da Pasqualotto & GT, que ocupavam até então o primeiro lugar no ranking dos prédios residenciais mais altos da América Latina. O empreendimento ficou famoso porque uma das coberturas pertence a Neymar.

Continua depois da publicidade

SC passa a ter cinco cidades entre as mais ricas do país

Balneário Camboriú é a cidade que concentra o maior número de arranha-céus no ranking dos prédios super altos no Brasil. Dos 10 primeiros na lista, seis estão na cidade. A combinação entre uma legislação permissiva, o interesse dos investidores e a ousadia das construtoras levou a cidade a uma corrida pelas alturas.

Atualmente, tramita na prefeitura o projeto do Triumph Tower – um gigante de 140 andares e 509 metros de altura, que será o maior arranha-céu residencial do mundo. O projeto é da construtora FG em parceria com a Havan de Luciano Hang, e já tem licença ambiental do IMA.