Um exemplo que vem do Piauí pode ajudar Santa Catarina no combate à violência contra a mulher e na redução dos índices trágicos de feminicídio. Por lá funciona o primeiro policiamento de gênero no país, com equipes de plantão formadas somente por mulheres policiais civis.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Plantão Policial Civil de Gênero faz parte de um núcleo mais amplo, que inclui uma equipe multidisciplinar para aperfeiçoar técnicas de investigação e prevenção contra o feminicídio. No caso do plantão, a equipe feminina faz com que as mulheres se sintam mais acolhidas e seguras para denunciar os agressores – e este é um diferencial importante no combate a esse tipo de crime. Em SC, nenhuma das nove vítimas de feminicídio neste início de ano havia denunciado o agressor. Isso significa que nenhuma delas havia sido mapeada e protegida pelos órgãos de segurança.

Suspeito de matar grávida com tiro na cabeça é preso em Braço do Norte

A criação de um modelo semelhante ao do Piauí em Santa Catarina é uma das recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), após uma ampla auditoria na rede de atendimento e apoio às mulheres que são vítimas de violência em SC, motivada pelo alto número de casos ao longo dos anos. O texto sugere que a Secretaria de Estado de Segurança Pública estude a criação de plantões de gênero nos finais de semana em cidades como Florianópolis, Joinville, e outras com grande demanda de atendimentos.

Continua depois da publicidade

O conjunto de recomendações, aprovado em dezembro, é bastante amplo e vai desde apontamentos para melhorar o atendimento inicial – como é o caso dos plantões de gênero – até estruturação da rede de abrigos e de oportunidades para a mulher iniciar uma nova vida, longe do agressor.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem “disputa” de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões

Maior prédio da América do Sul em Balneário Camboriú ganha revestimento de iate de luxo

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões