Os primeiros 12 meses de operação da CCR em Navegantes foram suficientes para que a concessionária constatasse o que já vinha sendo reiteradamente afirmado pelo Estado durante o processo de leilão do terminal: o potencial do aeroporto é maior do que foi estimado pelo Ministério da Infraestrutura no leilão que entregou a operação à iniciativa privada, em 2021.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo maior aeroporto de Santa Catarina e maior movimentador de cargas, Navegantes está numa das mais importantes regiões turísticas do Sul do país, a poucos quilômetros de Balneário Camboriú, e tem o diferencial logístico de estar em meio ao entroncamento com duas rodovias federais – as BRs 101 e 470 – e o Complexo Portuário do Itajaí-Açu, o que torna faz do terminal a bola da vez nas previsões de crescimento.
Aeroporto de Navegantes terá de volta projeto da segunda pista
Apesar disso, o edital enxugou a previsão de investimentos e o terminal chegou a perder a obrigatoriedade de uma segunda pista para o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, que foi leiloado no mesmo “pacote” – o que levou o Estado a questionar o leilão no STF.
Continua depois da publicidade
A constatação sobre o potencial acima do esperado foi trazida pela própria concessionária ao governador Jorginho Mello (PL) e ao senador Esperidião Amin (PP) em reunião há poucos dias em Brasília. No encontro, a CCR falou sobre a aceleração de investimentos em Navegantes. O terminal já superou a movimentação anterior à pandemia, e a expectativa é da concessionária é iniciar em breve um pacote de investimentos de R$ 300 milhões em Navegantes que inclui obras como um novo terminal de passageiros e uma pista mais extensa para receber aeronaves maiores. O aeroporto deve estar pronto para novos aviões cargueiros nos próximos meses.
Escândalo do Propinoduto do Lixo vira munição na disputa política nacional
Outra mudança prevista é no acesso ao terminal. Esta obra, e a extensão da pista, precisam de apoio do Estado porque demandam licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O governador Jorginho Mello divulgou que pretende reunir as forças políticas e empresariais da região num esforço em prol do Aeroporto de Navegantes. A agenda será organizada pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf).
Leia também
Cobertura mais cara da Praia Brava custa R$ 50 milhões e fica em prédio que hospedou Gisele
Na Inglaterra, prefeito na lista de prisões da Operação Mensageiro negocia retorno ao Brasil
Audiência de custódia noite adentro e cinco promotores: detalhes da Operação Mensageiro