A operação Animus Fraudandi, da Polícia Federal, cumpriu na manhã desta quinta-feira (22) quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau e Ituporanga. Os alvos são suspeitos de integrarem um esquema nacional de fraude ao auxílio emergencial. Ao todo, 29 mandados de busca e quatro mandados de sequestro de bens foram expedidos para os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A PF mira em organizações criminosas que atuam em fraudes massivas contra o auxílio emergencial. O nome da operação, em latim, significa “intenção de fraudar”.
Por enquanto, ainda não foram divulgados detalhes sobre a maneira como agiram os suspeitos e quanto pode ter sido desviado pelo grupo. A coluna apurou que os quatro endereços visitados pelos policiais nesta manhã em SC são residenciais. Foram recolhidos computadores e celulares.
Barco de pesca com 800 quilos de cocaína a bordo é localizado em Itapema
Continua depois da publicidade
Os fraudadores investigados faziam cadastros em nome de outras pessoas, sem que elas soubessem, transferiam os valores para contas bancárias laranjas, que serviam como “contas de passagem”, e depois utilizavam o dinheiro. Os alvos da atual fase da operação eram os que recebiam os valores no “fim da linha”.
‘Tentaram fraudar o governo usando os dados do Luciano Hang’, diz advogado
Os relatos de fraudes no auxílio emergencial ocorreram com frequência desde o ano passado, quando as parcelas começaram a ser pagas pelo governo federal. Até dados de famosos foram usados para obter o benefício irregularmente – na lista dos CPFs utilizados estão desde o empresário Luciano Hang, até o filho do apresentador do Jornal Nacional, William Bonner.
Prefeituras de SC podem restringir atividade e circulação dos “fujões” e “sommeliers” de vacinas
O governo divulgou ter conseguido reter mais de R$ 7 bilhões com o cancelamento de benefícios que foram identificados como fraudulentos ou indevidos, com auxílio da Controladoria Geral da União (CGU).
Continua depois da publicidade
Só a PF deflagrou 114 operações para combater as fraudes ao auxílio emergencial desde o ano passado. Mais de 50 pessoas foram presas.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Vídeo flagra meteoro do tamanho de uma bola de basquete no céu catarinense
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
O que falta para levar Pazuello à cadeia?
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados