A 2º tenente Brianna Tosetto de Souza, subcomandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar, em Camboriú, será a primeira policial feminina de SC a integrar missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A tenente foi aprovada na primeira seleção feita pela ONU no Brasil.

Continua depois da publicidade

Os candidatos passaram por avaliações de idiomas, direção e tiro. Os aprovados poderão integrar missões pela United Nations Police (UNPOL), a agência policial da ONU. Um dos requisitos exigidos na seleção é proficiência em inglês ou francês e pelo menos cinco anos de serviço como policial.

Em todo o país são 50 selecionados _ entre eles, nove são mulheres. O chamado para as missões será feito de acordo com o perfil e as habilidades de cada um.

_ Sempre quis participar de algo em que eu pudesse ajudar outras pessoas. Em missões ou lugares que realmente precisam de ajuda. Ou que estão em guerra ou sem estrutura mínima. Tenho convicção de que esta experiência trará muito conhecimento e aperfeiçoamento profissional _ diz Brianna.

A tenente comentou sobre a relevância das mulheres na Polícia Militar, e a conquista de novos espaços.

Continua depois da publicidade

_ Não existe mais limite para a gente. Não importa o gênero, importa o que ser quer, de fato.

A tenente integra a Polícia Militar em Santa Catarina desde 2008.