Santa Catarina deu um dos 14 votos contrários na votação de primeiro turno da PEC Kamikase, que destina R$ 41 bilhões para benefícios sociais. O deputado Gilson Marques (Novo) seguiu a orientação do partido, e foi contrário à proposta. Todos os demais deputados da bancada catarinense votaram a favor.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC no Telegram

No Senado, somente o senador José Serra (PSDB) votou contra a PEC. Embora classifique a proposta de eleitoreira, a oposição tem votado a favor o governo alegando que não poderia ir contra benefícios sociais.

A PEC dribla a lei eleitoral e a legislação fiscal para aumentar o valor do Auxílio Brasil, do vale gás, e liberar o PIX caminhoneiro, entre outras medidas.

Em conversa com a coluna na manhã desta quarta-feira (13), antes da retomada da votação na Câmara, o deputado Gilson Marques disse que a PEC é uma “política desastrosa” porque escolhe algumas categorias para serem beneficiadas com subsídios – taxistas, caminhoneiros e usineiros. Mas todos os brasileiros pagarão a conta.

Continua depois da publicidade

– Não se pode ter a arrogância de achar qual a mais prejudicada e que deve ser beneficiada às custas do dinheiro alheio. Se o governo imprimir moeda para cobrir esse déficit, o efeito será contrário ao que a PEC está propondo. Vai estar contribuindo para mais inflação e aumento dos juros. 

O deputado considera que a vedação eleitoral é “secundária”, diante da liberação de recursos.

– Votaríamos contra em qualquer momento. Mas o fato de ser em ano eleitoral cria um precedente perigoso, porque permite que o político do momento faça o mesmo com a categoria que escolher, e em valores ainda maiores. Se fosse a Dilma, e ela propôs algo parecido, muitos dos que estão votando a favor seriam contrários. E vice-versa. 

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia mais

​Provisória, redução de ICMS dos combustíveis chega à Alesc para virar lei​

Opinião: Fanatismo na política vai engolir a democracia

Por que Blumenau não para de ganhar na Loteria​

Iate “do Cristiano Ronaldo”: veja os barcos mais caros do salão náutico de Itajaí