Nem Balneário Camboriú, nem Florianópolis. Nem São Paulo, nem Rio de Janeiro. A cidade onde o metro quadrado mais valorizou no Brasil em 2023 não é uma capital, nem uma estrela do mercado imobiliário de luxo. Em São José, na Grande Florianópolis, os preços aumentaram 19,63% entre janeiro e dezembro de 2023 – um recorde nacional.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ao longo do ano, São José disputou com Itapema o primeiro lugar em valorização no Brasil, e as duas cidades – com características bem diferentes, inclusive no perfil de investidores –revezeram no topo do ranking. No balanço final do índice FipeZap em 2023, Itapema terminou logo trás de São José, com 19,52% de aumento do preço do metro quadrado.
Atualmente, o preço do metro quadrado na cidade da Grande Florianópolis é de R$ 7.166, o quinto maior em SC. A alta ocorreu especialmente no primeiro semestre, quando São José dominou os índices nacionais de valorização – e estabilizou nos últimos meses, um movimento que os especialistas afirmam ser natural:
– O mercado imobiliário é cíclico, tem um pico de preços e depois estabiliza. Mas a cidade só não segura o preço se travar o trânsito, se não houver logística ou insegurança. E isso não acontece em SC – avalia o consultor Bruno Cassola.
Continua depois da publicidade
SC é o Estado que mais aparece no top 10 do ranking do metro quadrado mais caro do país
O fato é que São José deixou de ser uma “cidade dormitório” para quem trabalha em Florianópolis. Na avaliação da prefeitura, investimentos em mobilidade, facilidade em abrir empresas, opções de gastronomia e lazer fazem o mercado olhar para São José como uma “cidade do futuro.”
O governo municipal cita como exemplos de obras de infraestrutura que valorizam o setor imobiliário a construção do Anel Viário de São José. Quatro avenidas estão saindo do papel e serão entregues durante o ano de 2024. As obras vão acabar com dependência da BR-101 que, hoje, atormenta motoristas que querem cortar a cidade.
Começam obras de novo resort e parque temático em Penha
A prefeitura também aprovou o financiamento para a construção da Beira Mar de Barreiros, que terá uma extensão total 8,2 km em São José e Florianópolis. No lado de São José, terá 3,7 Km e R$ 244 milhões em investimento. A via terá ciclovias e áreas para prática esportiva e de lazer.
– Estamos fazendo São José crescer de maneira organizada. Resolvendo um problema histórico da cidade, que é a mobilidade. Melhorar o trânsito é garantir qualidade de vida das pessoas – avalia o prefeito, Orvino Coelho de Ávila.
Continua depois da publicidade
Cidade de SC tem alta surpreendente no valor dos imóveis e ultrapassa estrelas do mercado
O município também acelerou o processo de abertura de empresas, de olho na migração de negócios. Hoje, a abertura de cadastro de microempreendedor individual (MEI) leva menos de um minuto. Para as empresas de maior complexidade o processo, que levava 90 dias, hoje demora 48 horas.
A tecnologia acelerou também a emissão de alvarás de construção residenciais, comerciais e misto, liberação de habite-se e a aprovação de novos loteamentos urbanos.
Veja as cidades de SC entre as mais valorizadas do Brasil: