O senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou um requerimento para convocar os deputados estaduais catarinenses Sargento Lima (PL) e Ivan Naatz (PL) a prestarem depoimento na CPI da Covid, em Brasília. O motivo? A atuação dos dois na CPI dos Respiradores, que investigou o governo Moisés – um como presidente (Naatz) e o outro
como relator (Lima).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na justificativa, o senador fala do impacto financeiro causado pela fraude na compra de 200 respiradores. “A compra desses respiradores lesou Santa Catarina em R$ 33 milhões. Esse montante foi gasto com equipamentos que eram essenciais e escassos no início do combate à pandemia da covid-19, todavia não foram entregues”, diz Marcos Rogério.
Aliado de Bolsonaro, João Rodrigues diz que fechar STF é “maluquice” e admite risco de impeachment
Não é a primeira vez que o caso dos respiradores de SC entra na mira da CPI da Covid. O governador Carlos Moisés chegou a ser convocado, mas o assunto andava adormecido desde que as convocações de governadores foram consideradas inconstitucionais pelo STF.
Continua depois da publicidade
O caso de SC é sui generis porque, embora as suspeitas sejam de um esquema de corrupção envolvendo compras na pandemia – o que é foco de investigação da CPI da Covid – as verbas no caso dos respiradores eram exclusivamente estaduais, o que impede que o caso seja apurado no Senado. Trocando em miúdos, o escândalo existe e é grave, mas é assunto “caseiro” e não faz muito sentido em Brasília.
Bolsonaro recuou; a pergunta é até quando
Se aprovada, no entanto, a convocação tem suas repercussões políticas. Naatz e Lima são oposição ao governador Carlos Moisés e ligados ao senador Jorginho Mello (PL), pré-candidatíssimo ao Governo do Estado.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram