A executiva nacional do Republicanos suspendeu na segunda-feira (22) as senhas do diretório estadual. A medida chamou atenção porque ocorre em meio à troca de comando no Estado, e às investidas para aproximar o partido do PL em cidades-chave de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Para entender o impasse, é importante lembrar o movimento que colocou o deputado federal Jorge Goetten, egresso do PL, no comando do Republicanos estadual – substituindo o ex-governador Carlos Moisés. A articulação foi feita pelo governador Jorginho Mello (PL),
O motivo da suspensão foi a falta de justificativa para mudanças nas executivas municipais de duas cidades. Uma delas a coluna apurou que foi Rio Negrinho, no Planalto Norte.
“No amor”, Republicanos desfaz acordos e se junta ao PL em cidades de SC
Continua depois da publicidade
A explicação foi dada em uma conversa, nesta manhã, entre o presidente nacional do partido, o deputado federal Marcos Pereira, e o presidente estadual, deputado Jorge Goetten. O problema teria ocorrido porque, ao “tomar” o Republicanos, o governador Jorginho Mello (PL) garantiu que não haveria mudanças nas executivas municipais não justificadas. E o diretório estadual não justificou duas alterações.
– Esquecemos – disse Jorge Goetten à coluna – mas ontem mesmo a justificativa foi apresentada – completou.
Segundo o presidente estadual, Marcos Pereira disse que o impasse está resolvido e as senhas serão liberadas ainda nesta quarta (24).
Bolsonaro é acionado em “operação fritura” por voto bolsonarista em SC
Nos bastidores, entretanto, correu a informação de que a suspensão teria ocorrido por iniciativa da executiva municipal de Itajaí, onde o Republicanos está fechado com o PSD de Osmar Teixeira. O PL terá como candidato Robison Coelho.
Continua depois da publicidade
Goetten afastou a possiblidade e disse que o caso de Itajaí sequer foi mencionado na conversa com Marcos Pereira.
Na terça-feira, o Republicanos descolou do PSD do prefeito Liba Fronza em Navegantes, e firmou apoio ao pré-candidato Rogério da Equilíbrios, do PL. É a terceira cidade em que o partido desfaz o “namoro” com o PSD e se junta aos liberais.
– Estamos obedecendo o que foi acordado com o diretório nacional, e vamos continuar dialogando – disse Goetten.