O governador Jorginho Mello (PL) voltou atrás nesta segunda-feira (9) à tarde e divulgou que irá encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na reunião convocada de emergência com os governadores. O que fez Jorginho mudar de ideia foi uma conversa com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A assessoria de Jorginho chegou a informar que ele não teria sido convidado para o encontro. Mas o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, confirmou que o convite havia sido enviado. Mais tarde, o governo de SC informou que o convite chegou por volta de meio-dia desta segunda. O Estado fretou uma aeronave às pressas para transportar o governador.
A conclusão dos dois governadores foi de que a presença seria importante para evitar determinações que descontentassem os dois estados. A ideia, portanto, é ter representatividade no espectro ideológico oposto ao do governo federal. Tanto Jorginho quanto Tarcísio foram eleitos na nova onda bolsonarista nas eleições de 2022.
Catarinenses que participaram de terrorismo em Brasília já foram identificados
Continua depois da publicidade
O governador Tarcísio vinha recebendo pressão de parlamentares de São Paulo para que participasse do encontro.
Acampamentos bolsonaristas começam a ser desocupados pela PM após decisão de Moraes