Um vídeo produzido por Inteligência Artificial viralizou no fim de semana ao anunciar o projeto de  um novo arranha-céu em Balneário Camboriú, um gigante com 1,2 mil metros de altura – e com um investidor “de peso”: o bilionário Elon Musk.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Distribuído pelas redes sociais, o vídeo fala em um complexo residencial, hotel sete estrelas e área de lazer aberta ao público com restaurante e mirante, que ocuparia o topo da lista dos maiores edifícios do mundo.

Parece surreal – mas, em se tratando de Balneário Camboriú, quase tudo é possível. O superprédio de Elon Musk, no entanto, não passa de um curioso factoide. A prefeitura confirmou que não há nenhum edifício com tais proporções em fase de projeto, e nenhuma proposta que traga à frente o bilionário dono da Tesla e do X (ex-Twitter).

Como é possível erguer o maior prédio residencial do mundo em Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Mas um prédio de tamanhas proporções seria possível em Baneário Camboriú? Em tese, a resposta é sim. Como o Plano Diretor da cidade mais verticalizada do país não traz altura máxima para os edifícios, o céu é o limite.

Outro fator, no entanto, impede uma construção tão grande: é que, de acordo com as regras de aumento de potencial construtivo, para ganhar mais andares os prédios precisam de um terreno robusto. E isso é uma raridade na cidade que ostenta o metro quadrado mais caro do país, segundo o índice FipeZap+.

Secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, o engenheiro Rubens Spernau aponta ainda a questão estrutural:

– O prédio precisa uma certa rigidez, senão a ação do vento acaba criando uma série de dificuldades, então teria que ser um terreno muito grande. Impossível, não é. Mas não vejo na região mais cobiçada um terreno que possa receber um empreendimento com essas dimensões – avalia.

Continua depois da publicidade

Ranking dos prédios mais altos do Brasil tem reviravolta e recorde em Balneário Camboriú

Mesmo sem Elon Musk, Baneário Cambriú já está na lista dos maiores residenciais do mundo com o projeto do Triumph Tower, da construtora FG – um gigante que terá mais de 500 metros de altura. O atual recordista, entre os residenciais, é o Central Park Tower, que tem 472 metros e 98 andares.

O superprojeto está em etapa final de aprovação na prefeitura. A obra terá a parceria da Havan, do bilionário Luciano Hang, e deve ser lançada oficialmente no segundo semestre.

Quais são os maiores prédios do Brasil: