A portaria que alterou o modelo de atribuição de notas aos estudantes da rede de educação básica em Santa Catarina – e os critérios de aprovação – tende a ajudar o Estado a aumentar as notas do Ideb, índice que mede a qualidade da educação. Este seria um dos motivos pelos quais a mudança, proposta pelo Conselho Estadual de Educação, foi acatada para o atual ano letivo, faltando um mês para as férias.

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Santa Catarina ficou abaixo da expectativa projetada para o Ideb ao longo dos últimos anos – inclusive na avaliação de 2024. Com o novo critério, que aplica uma média global aos estudantes – sistema em que uma nota boa compensa outra ruim – a tendência é que o Estado consiga uma avaliação mais favorável.
A justificativa da Secretaria de Educação é que o novo modelo torna a nota final mais abrangente. A favor da proposta, está o fato de que ela prioriza um olhar mais positivo sobre o aproveitamento do estudante, com bons resultados compensando eventuais notas ruins. Desta forma, o aluno tem uma avaliação mais abrangente sobre suas aptidões.

Por outro lado, ela permite que estudantes consigam sair do Ensino Médio, por exemplo, sem comprovar conhecimento mínimo em assuntos básicos como Matemática e Língua Portuguesa – e sem reprovar por isso. Uma nota 10 em Educação Física pode compensar uma nota baixa em Química ou História.
Na prática, a reprovação já não ocorre. Ou ocorre muito raramente. O entendimento é que ela não ajuda na formação do estudante, e também traz um problema logístico para as escolas, para abrigar estudantes repetentes.

Outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já utilizam esse mesmo modelo de média global que está sendo adotado por SC. O problema é que o novo sistema não ataca as reais dificuldades da Educação – o fato de que muitos estudantes saem da escola sem noções mínimas de temas fundamentais.

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Um indicador é importante para avaliar a iniciativa: adotada pelo ensino público, a média global não será aplicada nas escolas privadas, onde é maior a cobrança por uma educação com resultados.

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