O empresário Luciano Hang fez um elogio ao ex-juiz Sergio Moro (Podemos) nas redes sociais e irritou bolsonaristas. Deu “parabéns” ao ex-ministro por um vídeo em que ele questionou falas do ex-presidente Lula (PT) a respeito da Operação Lava Jato. Não é a primeira vez que o bilionário catarinense se envolve em polêmica por algum aceno público ao ex-ministro da Justiça.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Em abril de 2020, quando Moro deixou o governo denunciando o presidente Jair Bolsonaro (PL) por interferência na Polícia Federal, Hang publicou um agradecimento a Moro nas redes sociais: “Obrigado por tudo que você fez pelo nosso país. Gerações e gerações lembrarão do seu legado. O povo brasileiro estará sempre ao seu lado. Estamos juntos”

Diante do burburinho que a publicação causou, no dia seguinte Hang se manifestou dizendo que permanecia fiel ao presidente da República.

Como os deputados de SC votaram no fundão eleitoral

Continua depois da publicidade

Hang faz aceno a Moro
Hang faz aceno a Moro (Foto: Reprodução, Twitter)

O fato é que o empresário sempre demonstrou ter simpatia pelo ex-juiz. No verão de 2020, os mesmos aviões financiados por Hang que sobrevoavam as praias de SC com faixas que atacavam Lula – o que acabou em ação na Justiça, movida pelo ex-presidente – também levavam mensagens elogiosas a outro personagem da política. Não Bolsonaro, mas Sergio Moro. Uma faixa que chamava o ex-ministro de “herói nacional” cortou o céu em Balneário Camboriú durante um encontro de empresários, que reuniu a nata do PIB bolsonarista nacional em um arranha-céu na Avenida Atlântica, em janeiro de 2020. As fotos circularam em todo o país.

Passar o Réveillon em Balneário Camboriú pode custar tão caro quanto em Paris ou Nova York

O mais novo aceno de Hang a Moro, bem mais discreto, é um movimento que contraria Bolsonaro, para quem o ex-juiz é atualmente um alvo preferencial. O lavajatismo e a antipolítica, representados pelo ex-ministro, ajudaram a eleger Bolsonaro e ainda captam uma parte do eleitor do presidente – a ponto do ministro Paulo Guedes ter chamado Moro de poupança de votos para o segundo turno, como registrou a coluna de Monica Bergamo.

Luciano Hang trocou helicóptero por chocolate

Mas olhemos para Hang. Ao fazer a referência pública ao ex-juiz, o que empresário mais identificado com o bolsonarismo aponta duas possibilidades. Uma delas seria um descolamento de Bolsonaro – o que as fontes mais próximas dele descartam completamente. A outra seria um indicativo de que Hang já escolheu seu caminho na política, e ele não incluiria a candidatura em 2022. Ao ficar em cima do muro, o empresário manteria a posição que ele gosta de chamar de “ativista”, defendendo as pautas que escolher sem ficar atrelado a amarras – e fidelidades – partidárias.

Se for mesmo essa a decisão, ela impacta na corrida pelo Senado em SC e deve encorajar novos candidatos a saírem da toca. Os próximos movimentos dirão se essa tendência se confirma. Por enquanto, o que se pode dizer do aceno de Hang é que Sergio Moro curtiu.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

Prefeitos avaliam negociar vacinas para crianças com a Pfizer

Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões