Os banheiros femininos da Escola Vitor Miguel de Souza, que fica no Itacorubi, em Florianópolis, ganharam dispensers exclusivos para absorventes. É uma ideia simples e de baixo custo, que partiu da diretoria, e que faz com que as meninas não se sintam constrangidas por terem que pedir os absorventes quando precisarem.
Continua depois da publicidade
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
Toda a rede municipal de ensino de Florianópolis foi incluída no programa “Dignidade Íntima”, de combate à pobreza menstrual, que oferece gratuitamente absorventes às adolescentes – e cada escola define a melhor estratégia de distribuição, conforme a realidade local. Ao todo, foram comprados 135 mil pacotes para esse ano. De acordo com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a medida será permanente.
A pobreza menstrual está diretamente ligada ao baixo rendimento e à evasão escolar. Pesquisas indicam que milhões de adolescentes no Brasil improvisam os cuidados básicos, por falta de acesso aos absorventes, e muitas já deixaram de frequentar as aulas durante o período menstrual. Além do programa municipal, na Capital, SC também comta com um programa estadual de combate à pobreza menstrual, voltado a meninas de famílias inscritas em programas sociais.
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Continua depois da publicidade