O caminho do advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin, até o Supremo, incluiu conversas privadas com alguns senadores ao longo dos últimos dias. Entre eles o catarinense Jorge Seif (PL), líder do PL no Senado e um dos parlamentares mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Continua depois da publicidade
Segundo o jornal O Globo, o encontro entre Zanin e Seif foi organizado pelo ministro do STF, Kassio Nunes Marques, e ocorreu na casa do advogado Djaci Falcão Neto, em Brasília, em um jantar. Além de Seif, também participou do jantar o senador Carlos Portinho (PL).
Jorge Seif não tem comentado sobre o conteúdo da conversa e nem se apoiará Zanin. A princípio, o senador estaria no grupo refratário à indicação de Lula para o STF. Mas o fato é que, com ajuda providencial de dois ministros que foram indicados por Bolsonaro – Nunes Marques e André Mendonça – Zanin conseguiu ao longo das últimas semanas atrair a atenção de senadores bolsonaristas e teria conseguido ampliar substancialmente o número de votos favoráveis.
O advogado arrancou elogios, por exemplo, da ex-ministra de Bolsonaro, senadora Damares Alves (Republicanos). Boa parte da bancada evangélica foi convencida depois que Zanin se posicionou contra decisões judiciais a respeito de temas como o aborto, entendendo que a solução é legislativa.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve liberar a bancada na votação da indicação de Zanin ao plenário. O advogado será sabatinado nesta quarta-feira (20) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Ônibus de graça fura bolha da esquerda 10 anos após protestos de junho