Entregue recentemente em Balneário Camboriú, o edifício One Tower, da construtora FG, que ostenta o título de edifício residencial mais alto da América Latina, com 290 metros de altura, é um dos pioneiros no Brasil a incorporar a tecnologia de elevadores super rápidos. O modelo instalado, da alemã TK Elevator, é específico para arranha-céus e percorre os 70 andares da torre em menos de um minuto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A mesma multinacional é responsável pelos elevadores em outros gigantes no mundo, como o One World Trade Center, em Nova York (EUA) e o Shangai World Financial Center, em Shangai (China). Em Balneário Camboriú, a TK Elevator também responde pela mobilidade de outros dois arranha-céus: Epic Tower e Infinity Coast, com 55 e 66 andares, respectivamente.

Os números “gigantes” por trás do maior prédio do Brasil entregue em Balneário Camboriú

– A velocidade dos elevadores, que atingem o topo em menos de um minuto, é parte importante para garantir aos moradores um deslocamento rápido por se tratar de uma torre com quase 300 metros de altura. Mas os desafios de engenharia vão além desse aspecto com a utilização de tecnologias inovadoras e específicas para arranha-céus, como também na instalação dos equipamentos – diz Eduardo Caram, Head de Obras Novas da TK Elevator.

Continua depois da publicidade

O que SC tem a ver com o luxo milionário de Neymar, Thiago Silva e CR7

Entre as tecnologias utilizadas nos elevadores do One Tower estão as corrediças ativas (Active Roller Guide), desenvolvidas para reduzir as oscilações dentro da cabina e proporcionar maior conforto aos passageiros. Em prédios altos essa, do ponto de vista técnico, a questão ainda mais importante, pois algumas circunstâncias podem causar vibrações na cabina do elevador – como a turbulência do ar e o balanço do edifício devido às rajadas de vento.

Na prática, o sistema verifica o movimento da cabina a partir do deslocamento de ar por causa da alta velocidade e, com esta leitura, é possível corrigir a posição, eliminando vibrações durante todo o percurso.

Os elevadores do One Tower também possuem um dispositivo que permite a medição da velocidade do vento, por meio de um anemômetro, para o funcionamento seguro do equipamento. Em situações severas de vento, o sistema reduz a velocidade ou até desliga o elevador para garantir a segurança.

Segundo no ranking dos mais altos edifícios da América Latina, o Yachthouse, da Pasqualotto & GT, também possui elevadores que percorrem os 275 metros de altura em menos de um minuto. Os modelos instalados são a estreia de uma nova tecnologia da Atlas Schindler em prédios residenciais no Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Décio Lima é o favorito para assumir comando nacional do Sebrae

Família de Antonieta de Barros contesta medalha para deputada antifeminista em Florianópolis

Santa Catarina precisa de R$ 3 bilhões para melhorar rodovias, avalia CNT

Escândalo do lixo pode chegar a iluminação e saneamento e envolver outras empresas