O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentará em uma reunião em Brasília, nesta quarta-feira (19), a proposta do governo federal e do Tribunal de Contas da União (TCU) para repactuação de contrato com a Arteris na concessão do trecho Norte da BR-101 e na BR-116, entre Paraná e Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A expectativa é que o contrato, que deveria encerrar em 2033, seja estendido até 2048, e inclua novos investimentos avaliados em R$ 15 bilhões, que serão compensados em prazo e reajuste de pedágio. A renegociação, no entanto, traz um dilema para Santa Catarina: a distribuição de recursos diante da quantidade de obras necessárias.

A BR-101 Norte é o mais importante corredor de turismo e de cargas em Santa Catarina. Além de ligar as maiores economias do Estado, Itajaí, Joinville e Florianópolis, dá acesso aos dois maiores complexos portuários de SC.

Governo Jorginho está “de mudança”

Continua depois da publicidade

Uma das demandas que surgiram com mais força nos últimos meses foi o túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça, para evitar novos transtornos como o que ocorreu em abril, quando um deslizamento de terra deixou a rodovia parada por dois dias.

Alerta de gatilho: as filas na BR-101

Fontes do setor ouvidas reservadamente pela coluna, no entanto, apontaram que o foco no túnel, embora importante, pode esvaziar outras obras importantes de infraestrutura para desafogar o trânsito em regiões onde já há gargalos bastante graves, como nos trechos de Joinville e Navegantes – Itapema, por exemplo, onde as filas são diárias. O problema é que o túnel seria a obra mais cara do pacote, e drenaria boa parte do recurso a ser investido pela concessionária.

Jorginho sobe tom e faz defesa do “PL do Aborto”

Ainda não está claro qual a solução proposta pelo governo. O projeto a ser apresentado pelo ministro foi mantido em sigilo absoluto ao longo dos últimos dias – essa teria sido uma condição do TCU.

Continua depois da publicidade

O governador Jorginho Mello (PL) está em São Miguel do Oeste e não estará presente na reunião em Brasília, acompanhará a discussão on-line. Enviou como representante o secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper.

Também foram convidados para a reunião os deputados e senadores do fórum parlamentar catarinense, e representantes da Fiesc.