O senador Jorge Seif (PL) divertiu convidados que participavam de um jantar em homenagem à ex-ministra do TSE Maria Claudia Bucchianeri há poucas semanas, em Brasília, ao pedir que todos se afastassem para que ele desse um abraço e um beijo na bochecha do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O fato foi relatado em reportagem da Folha de S. Paulo, há poucos dias, e confirmado pela coluna. A ex-ministra Maria Claudia é uma das advogadas de Seif no processo que pede a cassação do mandato do senador no TSE, por suposto abuso de poder econômico.

Seif descreveu o fato a aliados como um “beijo hétero” em Barroso. O gesto sela a recente e providencial aproximação do senador com o Judiciário, de quem já foi crítico feroz.

O que está por trás de novo adiamento no julgamento de Jorge Seif

Continua depois da publicidade

No momento, o processo que pede a cassação do senador aguarda novas diligências. O TSE oficiou o TRE em Santa Catarina para intime 34 aeródromos a apresentarem os relatórios de voos durante o período de campanha eleitoral de 2022. Foi o segundo pedido de digilências desde abril – o que não é comum no Tribunal Superior Eleitoral.

Seif esteve com Alexandre de Moraes antes do julgamento levado por Tarcísio

No momento, o relator, ministro Floriano Marques, aguarda a chegada das novas provas para liberar novamente o processo para julgamento. Desde a última interrupção, o TSE teve uma mudança importante na composição. O ministro Alexandre de Moraes deixou a presidência, que passou a ser da ministra Carmen Lúcia. A cadeira de Alexandre no Tribunal agora é do ministro André Mendonça.

A leitura de bastidores é que a troca torna o ambiente mais favorável à absolvição de Seif, que no momento é a hipótese mais provável.

Leia mais:

Avança no Senado alteração de limites no Parque Nacional da Serra do Itajaí