Florianópolis está em contínua valorização, segundo dados do Radar Imobiliário do DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX. O estudo traz um parâmetro do mercado de imóveis local nos últimos 12 meses, e destaca o bairro Ingleses como o mais procurado tanto para compra (16,25%) quanto para locação (18,03%) de propriedades residenciais na cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

– Além de Ingleses do Rio Vermelho, outros bairros amplamente buscados para compra e locação são Campeche, Centro e Trindade. Essa heterogeneidade da preferência por imóveis em localizações espalhadas pela cidade é algo característico de regiões cujo mercado imobiliário está aquecido, como Florianópolis – diz a economista do DataZAP, Paula Reis.

Venda

Ingleses do Rio Vermelho e Campeche (9,54%) são os locais com maior share de leads, que corresponde ao número de cliques, quando se trata de imóveis à venda em Florianópolis no mês de setembro. Outros bairros no top 5 do ranking de share leads são Centro (8,44%), Itacorubi (5,18%) e Capoeiras (4,06%). Ingleses do Rio Vermelho também lidera como a maior variação positiva em 12 meses, alcançando 4,42 p.p. Já o destaque negativo é o Centro, cuja procura caiu 1,22 p.p. no mesmo período.

Continua depois da publicidade

Corretor de imóveis que causou prejuízo milionário a clientes tem registro suspenso

O Radar Imobiliário também trouxe os dados da variação do índice de preços de vendas, que finalizou setembro com alta de 9,80% no acumulado em 12 meses, superando a média nacional de 7,15%.

Quais são os bairros mais caros do Brasil:

Tipologia de Venda

O estudo avaliou as preferências dos moradores da capital catarinense na hora de escolher um imóvel para comprar, que se mantiveram estáveis em relação à área útil e quantidade de dormitórios. Moradias de até 50 m² e de 50 m² a 70 m² estão empatadas, cada uma representando 27% da demanda ponderada. Em relação ao número de dormitórios, pode-se falar em empate técnico entre as unidades com um e dois quartos, registrando respectivamente 32% e 33%.

O segredo dos apartamentos milionários que não param de valorizar em Balneário Camboriú

O Radar Imobiliário também identificou que imóveis sem suíte são os mais procurados entre as propriedades à venda, representando 46% da preferência, assim como apontado pelo estudo realizado em 2023. Imóveis sem vaga também são os mais procurados, com 34% das buscas.

Continua depois da publicidade

Locação

Já na categoria de imóveis para alugar em Florianópolis, os bairros mais procurados são Ingleses do Rio Vermelho (18,03%), Trindade (9,05%) e Campeche (8,53%). Na variação de demanda, o destaque vai para Ingleses do Rio Vermelho, com alta de 2,10 p.p. no período de 12 meses.

Quando avaliados os preços de locação, Florianópolis registra variação acumulada de 6,71% no período de 12 meses, abaixo da média nacional, que ficou em 13,75%. 

Veja o estudo em detalhes:

– Essa diferença da variação na cidade em relação à média nacional se deve ao ciclo de reajustes dos alugueis acima da média, que parece ter chegado ao fim. Já no mercado de venda, a variação de preços segue acima da média nacional uma vez que a cidade continua em destaque após ser “redescoberta” na pandemia, por ser litorânea e ainda oferecer boa infraestrutura de comércio e serviços – diz Paula.

Continua depois da publicidade

Tipologia de locação

As características mais buscadas por futuros locatários são imóveis de até 50 m² (41%) e com um dormitório (48%), qualidades semelhantes às registradas no ano anterior. O estudo revela ainda que as buscas decrescem à medida que aumentam a metragem e a quantidade de quartos das moradias.

A preferência por imóveis sem suítes permanece alta (62%), bem como a opção por unidades sem vaga de garagem (56%).

– A cada ano, a tendência na escolha por residências desse tipo é crescente. Por outro lado, quanto maior o número de suítes ou vagas, menor é o interesse dos futuros locatários – finaliza a economista do DataZAP.