O governador Jorginho Mello (PL) pronunciou-se oficialmente pela primeira vez, nesta terça-feira (10), sobre a hipótese de federalização da Autoridade Portuária do Porto de Itajaí. Em um vídeo gravado ao lado do prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), Jorginho fala em “apelo respeitoso ao governo federal, pedindo que seja mantida o convênio de delegação do terminal ao município.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

“Estamos sendo ameaçados de perder o controle do porto pra Santos, em São Paulo. Santa Catarina não aceita. Os funcionários do porto não aceitam Os empresários de SC não aceitam. É perder autonomia de algo que é nosso há muitos e muitos anos” – disse Jorginho.

À véspera de decisão de Lula, bancada de SC se posiciona contra federalização do Porto de Itajaí

“Eu não posso aceitar isso, e quero fazer um apelo muito respeitoso ao governo federal: não façam isso. Só porque o prefeito agora é do Partido Liberal?  Não façam isso” – completou.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo publicado pelo perfil do governador:

Até então, o governador vinha acompanhando a discussão à distância – o que gerou preocupação no setor portuário. Há um entendimento de que o Governo de SC poderia ser mais incisivo, buscando o Ministério dos Portos e Aeroportos ou o presidente Lula (PT) para discutir o assunto.

Deputado federal de SC é cotado para Mesa Diretora na Câmara

A expectativa era que a decisão final sobre a federalização do Porto de Itajaí fosse tomada nesta terça, quando o ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, se reuniria com o presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. No entanto, a conversa foi adiada porque Lula teve uma queda e passou por um procedimento às pressas.

Também nesta terça, trabalhadores portuários protestaram em frente ao Porto de Itajaí, contra a federalização. O terminal é o único do país com delegação da Autoridade Portuária ao município.

Continua depois da publicidade