Esta quinta-feira (11) será um dia histórico para os brasileiros. Pela segunda vez em 45 anos, as Arcadas do Largo São Francisco, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), serão palco para a leitura de um manifesto pelo Brasil. Em 1977, a “Carta aos Brasileiros” foi um marco da organização civil contra a ditadura militar. Em 2022, a nova carta defenderá nossa democracia e os pilares da República.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A ordem democrática está em perigo quando o sistema eleitoral é atacado e colocado em dúvida. Quando a hipótese de ruptura institucional passa a ser considerada uma possibilidade.

Sem viés partidário ou aceno ideológico, a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que será lida nesta quinta, é inspirada no espírito cívico da Carta de 1977. É um manifesto de confiança na democracia do nosso país, um compromisso de honra àqueles que ajudaram a resgatar o Brasil do autoritarismo.

O texto conclama a uma união de esforços, uma frente ampla: “Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática”.

Continua depois da publicidade

Sob essa premissa, a carta, que os organizadores imaginaram reunir 300 assinaturas, chegou a centenas de milhares de signatários. Ali estão juristas respeitados, ex-ministros do Supremo, artistas, intelectuais, cientistas, professores. Mas também estão milhares de anônimos, de todos os cantos. Pessoas que fizeram questão deixar registrado, para sempre, de que lado estão.

Há raros momentos na vida em que somos chamados a nos posicionar sobre questões realmente relevantes, que dizem respeito à nossa visão de mundo. Este é um deles.

Para quem preza pelas liberdades, nunca é tarde para ficar ao lado da democracia.

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

Operadora contesta Porto de Itajaí sobre contrato-tampão: “Total interesse”

Continua depois da publicidade

A arquitetura hostil e antipobres de Balneário Camboriú

O segredo internacional por trás dos arranha-céus de Balneário Camboriú