A Portonave, em Navegantes, registrou o melhor semestre de movimentação de contêineres de sua história, com total de 700,3 mil TEUs – medida que equivale a um contêiner de 20 pés. Os números superam o recorde de 634,9 mil TEUs movimentados no segundo semestre do ano passado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O desempenho é resultado da parceria com armadores, que hoje possuem 14 linhas de navegação na Portonave, e também dos importadores e exportadores que escolhem Navegantes para escoar e receber suas cargas.

Há seis anos, a Portonave é o terminal portuário que mais movimenta contêineres no Sul do Brasil. Desde o início das operações, 11,7 milhões de TEUs foram movimentados e 8,7 mil escalas de navios recebidas até junho. Entre os principais produtos exportados no semestre estão madeiras e carnes congeladas. Na importação, plásticos, têxtil e maquinários. As mercadorias têm como principais destinos e origens China e EUA.

Plano Aeroviário vai ajudar Santa Catarina a “decolar”

Continua depois da publicidade

Meses centenários

Neste semestre, todos os meses bateram a marca de mais de 100 mil TEUs movimentados, patamares de movimentação inéditos na história do Terminal. A maior movimentação em um mês ocorreu em março, quando o terminal alcançou 126,8 mil TEUs.

Acessos no Gate

Os números de Gate, área de entrada e saída de caminhões, também são os maiores já registrados. Foram mais de 329 mil acessos no primeiro semestre, um crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2022, quando ocorreram 254 mil acessos. A média diária é de mais de dois mil contêineres em 2023. No primeiro semestre de 2022 eram 1,6 mil. Em junho, 2.944 contêineres foram movimentados em um único dia no Gate, um recorde histórico.