A Portonave, em Navegantes, se prepara para receber os dois primeiros caças Gripen F-39 que integram a produção em série de aeronaves militares suecas compradas pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões embarcaram na última quinta-feira (10) no Porto de Norrköping, na Suécia, e devem chegar ao porto catarinense no dia 2 de abril, a bordo do navio MV Elke.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Outros dois caças devem ser enviados ao porto ainda este ano pela fabricante sueca. A previsão é que embarquem no segundo semestre.
Em setembro de 2020, a Portonave já havia recebido o protótipo do Gripen em uma operação que mobilizou forças de segurança. O avião foi rebocado durante a madrugada do porto até o Aeroporto de Navegantes, um trajeto de dois quilômetros. De Navegantes, o protótipo fez o voo inaugural até o Centro de Ensaio de Voos do Gripen que fica na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
Imagens divulgadas pelo site sueco Wighsnews mostram que os caças foram transportados da mesma forma, por terra, até o porto na Suécia. A facilidade logística foi um dos diferenciais que levaram à escolha de SC para o transporte das aeronaves.
Continua depois da publicidade
A Força Aérea Brasileira comprou ao todo 36 Gripen em um contrato firmado em 2014, ainda no governo Dilma Rousseff (PT). São 28 aeronaves versão monoposto e oito na versão biposto, que deverão ser entregues em um período de 10 anos. Os caças custaram R$ 20,8 bilhões em cotação atual – o que equivale a mais de R$ 579 milhões por avião. A aeronave protótipo foi batizada em uma cerimônia em Brasília pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Quando começa a construção do primeiro navio de guerra da Marinha em SC
O programa de execução dos Gripen prevê transferência de tecnologia e treinamento de profissionais brasileiros de diferentes empresas envolvidos no projeto. A estimativa é que a cadeia de produção dos caças gere cerca de 20 mil vagas de emprego no país.