A Força Aérea Brasileira cercou de sigilo a localização dos caças Gripen F-39 que estão recebendo adaptações no Aeroporto de Navegantes para o primeiro voo no Brasil, mas uma foto que circula nas redes sociais confirmou que as aeronaves foram levadas ao hangar de Luciano Hang. Na imagem, aparecem os dois caças e um dos aviões da frota da Havan, um Lear Jet.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A coluna apurou que o hangar foi cedido gratuitamente à FAB até sexta-feira, 8 de abril – data provável de decolagem dos Gripen. No domingo (3), Luciano Hang esteve no aeroporto para conhecer os aviões de guerra. O espaço é usado regularmente por dois dos três jatos de Hang, que atendem à Havan. O terceiro avião do empresário, um Bombardier Global 6000, fica em Florianópolis.
> Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes
> Hang compra um dos maiores jatos do mundo, avaliado em R$ 250 milhões
Continua depois da publicidade
Em 2020, quando o primeiro caça Gripen chegou a Navegantes, a Força Aérea Brasileira pagou pela utilização de outro hangar privado no aeroporto, que pertence ao Grupo Poly.
Fechados no hangar, os dois caças são acompanhados de perto por oficiais do alto escalão da FAB e oito mecânicos suecos, que trabalham na adaptação das aeronaves para voo. No local é feita a instalação do assento ejetor dos caças – um trabalho delicado, já que o acionamento ocorre por um mecanismo explosivo.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais
Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula
“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC