Considerado um órgão fundamental para o setor produtivo, o Tribunal Administrativo Tributário (TAT) de Santa Catarina será presidido pelo advogado Newton Gonçalves de Souza, bolsonarista bastante atuante nas redes sociais. Em sua conta no Twitter, ele já pediu a prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, defendeu um golpe militar, xingou o atual presidente Lula e os brasileiros que votaram no petista e publicou fake news sobre urnas fraudadas e vacinas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Em uma das postagens, Souza compartilhou um vídeo de uma manifestação petista – sem data ou local – dizendo que aquela era a prova das fraudes. Em outra, publicou uma frase do general Ernesto Geisel, ex-presidente na época da ditadura, destacando que o “povo sentirá saudade do regime militar”.

Lei que serviu de cavalo de Tróia para “Escola Sem Partido” em SC está na mira do MP

Na plataforma Lattes, Newton aparece como formado em Direito pela Univali e mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento desde 2005 – não há data de finalização. Nesta semana, a Fazenda publicou em seu Instagram uma foto de Newton ao lado do presidente da pasta, Cleverson Siewert.

Formado por servidores da Fazenda e representantes da sociedade civil, o TAT julga processos em que empresas ou pessoas físicas questionem débitos de impostos estaduais. Além de ser o presidente, Newton terá o poder de desempatar julgamentos – algo comum no tribunal.

Leia mais

Continua depois da publicidade

Jorginho institui Escola Sem Partido em SC para atender deputada que “caçou” professores

Senador catarinense “erra” de ministro e vai ao governador de São Paulo

Vereadoras ameaçadas em SC pedem proteção à Polícia Federal

Exclusivo: Prefeito de Lages, Ceron teria recebido mesada de R$ 50 mil de pivô da Operação Mensageiro