A Secretaria da Educação abrirá um novo edital para inscrição no programa Bolsa Estudante, destinado aos alunos das escolas estaduais do Ensino Médio, ainda esta semana. A informação consta em um ofício enviado à deputada Luciane Carminatti (PT) pelo secretário Aristides Cimadon.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Com data de 12 de sertembro, o documento faz referência à abertura de edital na semana seguinte (ou seja, nesta semana) e responde formalmente a um pedido de informações da deputada, que é presidente da Comissão de Educação da Alesc, sobre a previsão de reabertura das bolsas. No início do ano, o número de benefícios concedidos caiu 83% em relação a 2022, baixando de 60 mil para 10 mil estudantes atendidos.
Na época, a Secretaria de Educação alegou que estaria atendendo os estudantes inscritos no Cadastro Único de Assistência Social do governo federa, que a Bolsa Estudante não tinha sido efetiva para reduzir a evasão escolar, e que parte dos recursos precisou ser redirecionada para investimentos no Novo Ensino Médio.
Pacote bilionário do Estado pode “vender” até a sede do governo
Continua depois da publicidade
No entanto, em maio, ao ser questionado sobre o assunto por Carminatti durante uma reunião com os deputados na Casa D´Agronômica, o governador Jorginho Mello (PL) disse que seria aberto um novo edital para ampliar o número de estudantes contemplados e determinou à Secretaria de Educação que reabrisse a seletiva. Desde então, o assunto tramitava internamente.
A Bolsa Estudante prevê o pagamento de até R$ 6.250 por aluno, divididos em 11 parcelas. A inclusão no programa leva critérios como renda familiar e frequência escolar.
Leia também
Estado está disposto a discutir judicialização de medicamentos
SC mira “concorrência” dos estados vizinhos para atrair novos voos
O fenômeno de Porto Belo, a nova preferida dos investidores no Litoral de SC