Duas empresas que operam o turismo de transatlânticos no Brasil, MSC e Costa Cruzeiros, devem fazer escalas-teste em São Francisco do Sul nesta temporada. Joia da arquitetura histórica colonial em Santa Catarina, a cidade já foi destino regular dos navios de cruzeiros – mas perdeu o posto ao longo dos anos.

Continua depois da publicidade

A informação foi divulgada nesta semana em um simpósio realizado pela Alesc em Balneário Piçarras, feito a pedido do deputado Émerson Stein (MDB). Segundo o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, estão sendo ajustados detalhes sobre o ponto de fundeio dos navios e o local do receptivo para os passageiros.

Outra cidade em tratativas avançadas para escala-teste é Penha – um dos destinos cobiçados pelas operadoras, devido ao parque Beto Carrero World. Mas ainda o processo ainda está em fase de autorizações.

Florianópolis, considerada destino-desejo, ainda não tem previsão de escala. Conforme adiantou a coluna de Renato Igor, a prefeitura da Capital tentará viabilizar um píer flutuante para receber os passageiros – mas ainda não há sinalização das companhias sobre a estrutura.

A temporada de transatlânticos será a melhor dos últimos anos em Santa Catarina. o Estado deve receber 112 escalas, quase o dobro da temporada passada, quando recebeu 59.

Continua depois da publicidade

Isso significa que quase 600 mil passageiros podem desembarcar nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Porto Belo entre novembro e março.

Em todo o Brasil, a temporada de cruzeiros deve movimentar R$ 4,8 bilhões no próximo verão, segundo estimativa do setor.