A Portonave, em Navegantes, se prepara para receber no fim de semana o primeiro caça E-39 Gripen, encomendado pela Força Aérea Brasileira (FAB) à empresa sueca SAAB. É a primeira entrega de um total de 36 aeronaves militares adquiridas pelo governo brasileiro em 2014 – uma compra de cerca de 4 bilhões de dólares.

Continua depois da publicidade

> Navios da Marinha construídos em Itajaí vão custar R$ 9 bilhões e terão alto poder de fogo

O contrato foi firmado pela ex-presidente Dilma Rousseff, e prevê transferência de tecnologia entre a Suécia e o Brasil. O caça viajou da Suécia ao Brasil desmontado, em um navio cargueiro. De Navegantes, as peças seguirão para a cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, em uma planta produtiva da Embraer, onde serão montados.

> Invisíveis a radares com alto poder de fogo: veja como serão os navios construídos pela Marinha em Itajaí

Caça E-39 Gripen
Caça E-39 Gripen (Foto: Divulgaçõa SAAB)

Continua depois da publicidade

O avião que desembarcará em Navegantes foi entregue ao governo brasileiro há um ano, em setembro de 2019. Desde então, estava em fase de testes na Suécia. A expectativa é que os próximos caças sejam montados integralmente em território brasileiro, como parte do contrato e transferência de tecnologia.

A encomenda de 36 aviões deve ser concluída até 2024. A Portonave não informou se receberá os próximos caças.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​