O caça FAB4100, nova aeronave da Força Aérea Brasileira, decolará por volta das 13h desta quinta-feira do Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, em direção a Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O avião, fabricado na Suécia, chegou no último domingo a Santa Catarina, a bordo de um navio. Este será o primeiro voo do novo caça no Brasil.
Continua depois da publicidade
> Caça da FAB de US$ 60 milhões é rebocado pelas ruas de Navegantes; veja vídeo
A aeronave, modelo Gripen E, faz parte de uma encomenda de 36 novos caças feitas em 2014 pelo governo brasileiro à empresa sueca SAAB. O avião custa cerca de US$ 60 milhões.
O caça chegou lacrado a Navegantes, e nos últimos dias foi preparado para o voo de estreia. De Santa Catarina, o avião irá para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A empresa brasileira tem tem acordo de transferência de tecnologia com a Saab para a renovação das aeronaves brasileiras.
> Imagens mostram novo caça da FAB após desembarque em Navegantes; assista
Continua depois da publicidade
De acordo com a Aeronáutica, o Centro de Ensaios é uma unidade de teste, equipada com instrumentos, onde será dada continuidade aos ensaios com o caça que foram iniciados no ano passado, na Suécia. Como está em fase de testes, sob coordenação da Saab, a operação do Gripen ocorrerá em ambientes controlados por enquanto.
O novo caça será apresentado oficialmente pelo governo brasileiro no dia 23 de outubro, em Brasília.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz