O ministro da Integração Nacional, Waldez Goes, entregou ontem à Defesa Civil dos estados das regiões Sul e Sudeste o sistema Defesa Civil Alerta, que emite informações de urgência sobre eventos climáticos para os celulares. Os alertas podem ser de evento extremo ou severo, e funcionam mesmo com os aparelhos em modo avião.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Outro detalhe importante é que, para receber os alertas, não é necessário cadastro prévio. Os avisos chegam a todos os celulares identificados na área de risco – inclusive para viajantes.

Esse tipo de alerta funciona em alguns lugares do mundo sujeitos a eventos extremos, e também na notificação de desaparecimento de pessoas. Em fevereiro, escrevi sobre as sirenes que tocam automaticamente nos celulares na Flórida, nos EUA, em caso de criança desaparecida.

É um avanço importante nas medidas de prevenção, porque o alerta alcançará um maior número de pessoas do que os sistemas atuais, como o SMS. A ideia é que os avisos permitam que as pessoas se desloquem, se for o caso, protegendo a própria vida e seus bens.

Continua depois da publicidade

Os estados do Sul e Sudeste foram escolhidos para a primeira etapa de funcinamento do programa porque são os mais sujeitos a eventos climáticos extremos, como enchentes, ciclones e tornados. Algumas cidades de SC participaram da fase de testes.

Embora já tenha sido entregue aos estados, o sitema ainda passa por uma fase de adaptação, e deve entrar em funcionamento nos próximos 15 dias. Embora seja nacional, o sistema de alertas será abastecido pelas Defesas Civis dos estados.

Leia também:

Prefeituras de SC terão que cancelar contratos milionários com escritórios de advocacia

Caixa se manifesta sobre venda sem alarde da Praia de Taquarinhas em Balneário Camboriú

Os planos da nova dona da Praia de Taquarinhas em Balneário Camboriú