A Portonave ,em Navegantes, recebeu no fim de semana mais dois caças Gripen F-39 fabricados na Suécia para a Força Aérea Brasileira, que integram uma encomenda de 36 aeronaves. Os dois caças chegaram no domingo (25), a bordo do navio Minervagracht, com bandeira holandesa.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
O canal Leandro LS no YouTube registrou a chegada do navio com os caças a bordo no Rio Itajaí-Açu (vídeo abaixo). Na madrugada desta segunda-feira, as duas aeronaves foram transportadas do porto até o Aeroporto de Navegantes, onde devem permanecer até que recebam os ajustes necessários para a primeira decolagem.
Em abril, quando ocorreu a primeira remessa regular da encomenda dos Gripen, os caças ficaram recolhidos num hangar privado, que pertence à Havan. Por enquanto, não há informações sobre qual a estrutura que será utilizada pela Força Aérea desta vez.
De Navegantes, as aeronaves seguirão para Gavião Peixoto (SP), onde fica a sede da Embraer Defesa e Segurança e a unidade brasileira da SAAB, fabricante dos caças. Os Gripen foram comprados pelo governo brasileiro em 2014, por R$ 20 bilhões.
Continua depois da publicidade