Última etapa da requalificação da orla da Praia Central de Balneário Camboriú, após o alargamento da faixa de areia, a reurbanização da Avenida Atlântica poderá levar até 10 anos para ser concluída. A previsão do Projeto Orla, equipe que faz a gerência das obras na praia, é que a execução do projeto seguirá, pelo menos, até 2030 – mas a coluna apurou que o prazo pode ser estendido.
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A reurbanização tem um custo estimado de R$ 500 milhões. O protótipo da obra está pronto, uma espécie de “aperitivo” do que será a nova orla. Edson Kratz, engenheiro que coordena o Projeto Orla, diz que o cronograma ainda está sendo concluído.
– Tem o parque (linear) por fazer, as calçadas dos prédios do outro lado, as esquinas, o rebaixamento de toda a rede de energia, e a obra que considero a mais importante, que é a macrodrenagem, que está para começar no sentido Norte.
Veja imagens do protótipo da nova orla:
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A reurbanização só poderá avançar após a conclusão da macrodrenagem em cada um dos trechos. A instalação da nova rede de drenagem promete minimizar os alagamentos em Balneário Camború em situações de chuva forte e persistente.
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O projeto demandou um estudo da bacia hidrográfica e será feito em dois sentidos, em direção ao Rio Camboriú, ao Sul, e em direção ao Rio Marambaia, ao Norte. A primeira fase da obra está licitada e aguarda o aval da Secretaria de Patrimônio da Uniao (SPU) para ser executada.
Além disso, há previsão de readequação do projeto em relação ao protótipo. O trecho piloto tem servido como um teste, e há pedidos de melhorias como o plantio de mais árvores e a instalação de bancos mais confortáveis, com encosto, que serão atendidos.
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A previsão é que a obra seja executada em trechos, para evitar grandes transtornos, especialmente à mobilidade urbana. O trânsito foi bastante impactado na Barra Sul durante a execução do protótipo.
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– A orla é nossa principal artéria turística, nosso principal ativo. Precisamos fazer por trechos para reduzir os impactos – diz Kratz.
A licitação para o próximo lote de reurbanização deve ser relançada nos próximos dias. É para a Barra Sul, no ponto que não será afetado pela macrodrenagem porque fica mais próximo da foz do Rio Camboriú, por isso não precisará de novas tubulações. O primeiro edital para o trecho provocou mais de 50 questionamentos, o que fez a prefeitura recuar e reajustar a concorrência.
A execução da nova fase de requalificação da Avenida Atlântica ocorre em meio à troca de governo – em janeiro, Fabrício Oliveira (PL) será substituído por Juliana Pavan (PSD). A tendência é que o novo governo faça alterações pontuais no projeto, mas mantenha a execução. O projeto foi doado ao município pelo Instituto +BC, formado por empresários da construção civil.
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