Parte do pacote de projetos que tiveram empréstimo internacional autorizado pela Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia (Cofiex), a reurbanização da orla de Balneário Camboriú terá investimento estimado em US$ 60 milhões – o que equivale a R$ 344 milhões, na cotação atual.

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Balneário Camboriú ficará com a maior parte do financiamento de US$ 120 milhões que foi solicitado ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) – são US$ 90 milhões do banco, e mais US$ 30 milhões em contrapartida. Os valores serão destinados para custeio de obras de mobilidade e infraestrutura na região, em conjunto com as prefeituras de Itajaí e Navegantes.

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O financiamento das obras do novo calçadão é o único projeto do pacote que não terá os custos compartilhados. As demais iniciativas – o túnel subaquático que ligará Navegantes a Itajaí e a interligação do sistema de transporte coletivo, com veículos elétricos – terão divisão entre os participantes do consórcio. Com isso, Balneário Camboriú responderá por 63,8% do empréstimo.

Os três projetos são diferentes, também, na captação de recursos junto à iniciativa privada. Tanto o túnel quanto o sistema de transporte integrado têm previsão de participação financeira de concessionárias, que investirão na implantação e operação do serviço, com períodos de 25 anos de concessão. Já a reurbanização da orla será custeada somente pelo poder público.

– Teremos posteriormente a exploração de serviços pela iniciativa privada, como quiosques, banheiros e chuveiros. Mas não estão incluídos na conta dos investimentos – explica o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).

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O financiamento terá prazo de carência de cinco anos, e os pagamentos serão feitos em até 20 anos, com juros de 1,2%. O financiamento foi solicitado por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amfri – o projeto InovAmfri – e é pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada. O empréstimo dependerá agora de autorização das Câmaras de Vereadores locais e, posteriormente, do Senado.

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