A prefeitura de Porto Belo e a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (Acip) inauguram no dia 5 de dezembro os Molhes do Rio Perequê e o Molhe do Rio Perequezinho, que já ganharam status de atração turística. A data de inauguração levou em conta a agenda do governador Jorginho Mello (PL), que participará do evento.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As estruturas dos novos molhes do Rio Perequê formam no interior uma dársena, uma espécie de doca de atracação, que poderá receber embarcações. A arquitetura peculiar tem uma função: reduzir a influência do Rio Perequê e aumentar a vazão das águas que escoam no leito do rio, minimizando a concentração de sedimentos na orla. Os resultados já são perceptíveis, com a água de Balneário Perequê mais límpida.

Já no lado sul da praia, o Molhe do Rio Perequezinho deve garantir a estabilização da foz do rio Perequezinho. O projeto incluiu o desassoreamento do leito do rio, para aumentar a vazão.

Veja imagens dos molhes:

Continua depois da publicidade

Os projetos e os licenciamentos ambientais foram doados ao município pela Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP). O investimento para execução do Molhe do Rio Perequê, no valor de R$ 13 milhões, também foi custeado pelos associados da ACIP, por meio de outorga onerosa – processo em que construtoras pagam taxas por aumento do potencial construtivo. O mesmo modelo de financiamento foi utilizado no molhe do Perequezinho.

A impressionante demolição de prédio de luxo de 20 andares em Balneário Camboriú

Ao todo, 15 construtoras associadas à Acip utilizaram o instrumento da outorga onerosa.

O próximo passo do projeto é a urbanização dos molhes e da orla. A proposta está em execução, segundo Hilan Bitermann, vice-presidente da Acip. O projeto deve ser doado ao unicipio de Porto Belo.