O gigantesco navio BYD Explorer 1, primeiro cargueiro da montadora chinesa, que faz sua estreia em águas brasileiras, tem escala prevista em Santa Catarina. A embarcação, que chegou nesta semana ao pPorto de Suape, em Pernambuco, também vai desembarcar veículos em Vila Velha (ES) e Itapoá (SC).
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O navio da BYD traz a bordo 5.459 carros elétricos e híbridos, para abastecer o mercado brasileiro. Entre eles, há dois modelos que vinham sendo mantidos em absoluto sigilo: o King, um Sedan que vai competir com o Corolla, e o Song Pro, um SUV híbrido de entrada. Ambos ainda aguardam lançamento no mercado nacional, mas as primeiras imagens vazaram no desembarque em solo brasileiro.
JBS assina contrato para operar o Porto de Itajaí
A chegada de veículos importandos pelos portos de Santa Catarina é uma operação comum. No entanto, é praxe que as montadoras dividam as embarcações, que são navios especializados do tipo “Ro-Ro” – roll on roll off. Na prática, eles funcionam como grandes garagens fechadas, com diversas rampas internas, onde os veículos entram e saem rodando. Do lado de fora, se parecem com caixas gigantes, muito diferentes do padrão dos navios de contêineres, que os mais comuns no Litoral de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Veja imagens do navios:
A chinesa BYD inovou ao apostar na construção do próprio navio para não depender de dividir espaço com as demais montadoras. A embarcação ficou pronta no início de 2024, e isso trouxe uma vantagem competitiva para abastecer os mercados externos.
O que há de verdade em projeto de “prédio do Elon Musk” em Balneário Camboriú
No caso do Brasil, a empresa acelerou o envio de veículos para escapar do aumento da alíquota de importação dos veículos elétricos e híbridos, que vai passar de 10% e 12% para 18% e 20% a 25%, respectivamente.
A relação de navios esperados, publicado pela Praticagem de São Feancisco do Sul, ainda não inclui o BYD Explorar nº1 – a previsão de atracação deve ser publicada nos próximos dias.
Continua depois da publicidade