Santa Catarina voltou a receber importação de veículos em navios especializados, chamados de RoRo (roll on roll off) – um tipo de operação que não ocorria desde o início da pandemia. A APM Terminals desembarcou, nesta terça e quarta-feira (15 e 16) 460 carros do segmento premium do BMW Group Brasil que chegaram a bordo do navio Florida Highway, do armador K-Line.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os navios RoRo chamam atenção porque a estrutura é totalmente fechada, diferente de uma embarcação que movimenta contêineres, por exemplo. É como uma gigantesca cegonheira, onde os carros viajam protegidos. Internamente, lembra a estrutura de um estacionamento vertical, com vários andares interligados por rampas.
A BMW já importa veículos pelos portos de Santa Catarina desde 2013, mas é a primeira vez que utiliza o sistema Ro-Ro. Nesse tipo de operação, feita em um navio especial, os veículos são nacionalizados ainda dentro da embarcação pelos órgãos de controle e saem rodando até o pátio, conduzidos pelos trabalhadores portuários.
O Porto de Itajaí tem experiência nesse tipo de operação. O terminal já atuou na importação de veículos da Citröen e, até a pandemia, mantinha contrato com a GM para movimentação regular de carros importados que abasteciam os mercados do Sul e Sudeste do país.
Continua depois da publicidade
Débito de ICMS dos postos pode aumentar ainda mais preço da gasolina em SC
João Batista Martins, Gerente Sênior de Logística de Pós-Vendas do BMW Group Brasil, disse que concentrar as operações próximo a Araquari, onde fica a fábrica da montadora, representa otimização de processos e de tempo.
– Esse é um marco importante na história do BMW Group Brasil, ao passo que nos adequamos ao modelo global de logística marítima e apoiamos o desenvolvimento de um polo portuário para receber navio RoRo em Santa Catarina. É uma medida que contribui para o desenvolvimento da logística no Estado e também abre portas para que outras empresas com necessidades logísticas se beneficiem dessa conquista no futuro – disse o executivo.
Construtora de Balneário Camboriú está entre alvos de operação contra lavagem de dinheiro
A operação com os veículos da BMW em navios RoRo será feita com regularidade no Porto de Itajaí. A linha East Coast South America, que trouxe o primeiro carregamento, tem frequência mensal no terminal portuário, sempre com importação de carros das marcas BMW e Mini.
Gerente Comercial da APM Terminals Itajaí, Daniel Belisário ressaltou a flexibilidade para atender diferentes tipos de carga, além do carro-chefe que é o contêiner.
Continua depois da publicidade
– O mercado de logística demanda cada dia mais soluções criativas e flexíveis. O mesmo cliente que opera em contêiner em um outro momento precisa de apoio em transações pelo aéreo ou de suporte de armazém, ou ainda em uma carga projeto. Temos que estar sempre prontos e é o que temos buscado fazer.