O navio holandês Marsgracht, que traz a bordo dois caças Gripen F-39 comprados pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegou a Santa Catarina nesta sexta-feira (1º) e está fundeado em alto-mar. A embarcação aguarda autorização para navegar pelo canal de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí-Açu e atracar no cais da Portonave.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A coluna apurou que pendências burocráticas atrasaram a atracação do navio, que era prevista para o início da tarde. A previsão é que a manobra ocorra depois das 20h.

Nem a FAB, nem a Saab – empresa sueca que construiu as aeronaves – informaram sobre o desembarque dos aviões militares em Navegantes. O porto também mantém a operação em sigilo.

Em 2020, quando o primeiro avião chegou ao Brasil para ensaios, o desembarque levou cerca de seis horas e foi cercado de cuidados. O avião foi transportado ao Aeroporto de Navegantes durante a madrugada. A aeronave foi rebocada no trecho de dois quilômetros que passa pela BR-470, com segurança reforçada.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça​​

Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses​

Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula

“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC