O navio holandês Marsgracht, que traz a bordo dois caças Gripen F-39 comprados pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegou a Santa Catarina nesta sexta-feira (1º) e está fundeado em alto-mar. A embarcação aguarda autorização para navegar pelo canal de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí-Açu e atracar no cais da Portonave.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A coluna apurou que pendências burocráticas atrasaram a atracação do navio, que era prevista para o início da tarde. A previsão é que a manobra ocorra depois das 20h.
Nem a FAB, nem a Saab – empresa sueca que construiu as aeronaves – informaram sobre o desembarque dos aviões militares em Navegantes. O porto também mantém a operação em sigilo.
Em 2020, quando o primeiro avião chegou ao Brasil para ensaios, o desembarque levou cerca de seis horas e foi cercado de cuidados. O avião foi transportado ao Aeroporto de Navegantes durante a madrugada. A aeronave foi rebocada no trecho de dois quilômetros que passa pela BR-470, com segurança reforçada.
Continua depois da publicidade
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula
“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar em SC