Um projeto de lei apresentado pelo vereador Anderson dos Santos (Podemos) quer proibir a prática de naturismo na Praia do Pinho, que é o primeiro reduto reconhecido por lei, no Brasil, onde as roupas ficam no lado de fora. A praia é frequentada pelos praticantes de naturismo desde o início da década de 1980, há 40 anos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na justificativa, o parlamentar diz que a praia vem sendo cenário para uso de drogas e se transformou em um espaço de “promiscuidade exacerbada”. “Esta praia não está mais atraindo o público específico de outrora que movimentava um turismo considerável à cidade e à região, cabendo, portanto, que se altere sua atual configuração”, diz o texto.
A coluna apurou que a mudança de classificação da Praia do Pinho tem o apoio de comerciantes locais, que reclamam de insegurança. Um praticante de naturismo, que não quis se identificar, disse que muitas pessoas deixaram de frequentar a praia nos últimos anos porque não se sentem seguras. Segundo ele, falta policiamento.
O naturismo na Praia do Pinho tem regras e código de ética para impedir comportamentos inadequados, que funcionaram ao longo de décadas. Mas novos frequentadores não estariam respeitando as normas.
Continua depois da publicidade
– Isso afastou o turista, que criou outros redutos no Litoral de São Paulo, Espírito Santo, Bahia. É uma grande perda porque é uma praia que ficou conhecida mundialmente – avaliou o naturista.
Saiba quais são as regras para frequentar as praias de naturismo em Santa Catarina
A discussão é polêmica e tende a dividir opiniões. O vereador Anderson diz que a discussão do projeto prevê audiências públicas para ouvir a comunidade sobre a mudança. Mas, como a proposta mexe no Plano Diretor, a tramitação tende a esbarrar nas regras. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou que a Câmara não faça alterações pontuais na lei até que um novo Plano Diretor seja discutido.
Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp – https://bit.ly/3PFMHCS
Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Provisória, redução de ICMS dos combustíveis chega à Alesc para virar lei
Continua depois da publicidade
Opinião: Fanatismo na política vai engolir a democracia
Por que Blumenau não para de ganhar na Loteria
Iate “do Cristiano Ronaldo”: veja os barcos mais caros do salão náutico de Itajaí