A temida bolha imobiliária, causada por um aumento excessivo de preços sem lastro, é um assunto recorrente quando se fala na “explosão” do mercado no Litoral de Santa Catarina – especialmente em Balneário Camboriú, cidade que detém o metro quadrado mais caro do país há mais de dois anos. Foi este um dos temas de um bate-papo entre investidores e clientes em potencial em São Paulo, promovido por uma construtora catarinense na lista das maiores do Brasil. A conclusão foi de que, apesar do crescimento vertiginoso, não há bolha em Balneario Camboriú.  

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O encontro foi feito pela A FG Empreendimentos, que reuniu 150 investidores e corretores do mercado de luxo em São Paulo para apresentar seus projetos de futuro, a rentabilidade dos empreendimentos e fomentar o destino Balneário Camboriú.

Ródnei Dias, investidor que nos últimos três anos comercializou 25 imóveis em Balneário com ticket médio de R$ 5 milhões, disse que se trata de um mercado sui generis, e que merece atenção:

– É um mercado que merece atenção no mercado imobiliário. São números impressionantes e que não param de crescer. E sou categórico em afirmar que não existe risco de bolha imobiliária no mercado de Balneário Camboriú para os próximos 15 anos. E com certeza a valorização tende a impulsionar ainda mais toda a região, como por exemplo, a Praia Brava em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Projeto de prédio para praia agreste em Balneário Camboriú ganha prêmio internacional

Ele citou como exemplo um empreendimento da A FG Empreendimentos na Praia Brava que, em menos de um ano, valorizou mais de 160%.

– O que posiciona cada vez mais o nicho pela sua exclusividade, pela escassez e pelos diferencias sustentáveis – avalia.

O “olhar” da construtora para São Paulo se explica. O número de clientes de São Paulo dobrou na FG nos últimos 18 meses.

Última casa de madeira de Balneário Camboriú começa a ser demolida

– O perfil dos nossos clientes na região Sudeste é de investidor e que foca na rentabilidade. Mas também é um investidor que foca em produtos consolidados e com premissas sustentáveis – diz César Poncio, head comercial da FG para os mercados de São Paulo e Miami.

Continua depois da publicidade

Embora o principal foco ainda seja o investimento, é cada vez maior o número de paulistanos que se mudam para Balneário Camboriú e região, mantendo o trabalho e os negócios na maior cidade da América Latina. É comum que a família permaneça em Santa Catarina, pela qualidade de vida. Esse movimento é sentido pelo aumento na quantidade de helicópteros que pousam e decolam na região todo fim de semana – especialmente na Praia Brava.

Conheça mais do mercado imobiliário de Balneário:

Leia também

Prefeita do PL de SC ganha “aceno” de Lula em gesto à oposição bolsonarista

OAB vai defender PEC no Congresso contra decisões de Moraes no STF

Fiesc procura Alckmin para solucionar prejuízos em série nos portos de SC